Associação Cultural de Mulheres Negras, estará realizando no dia 17 de setembro de 2016 um encontro sobre as Mulheres Negras na Politica, local Sindserf, endereço Rua: Bento Martins n°24, 9° andar Porto Alegre/RS horário: das 09:00 até 12:00.Faça sua inscrição entre em contato com Acmun.
Saiba Mais...
O Projeto Conhecer: Informação e Orientação Sobre Prevenção DST/HIV/AIDS E Saúde da População Negra, foi desenvolvido pela ACMUN e tem como objetivo geral informar a população (especialmente as mulheres, e dentre estas as mulheres negras) que acessam as Unidades Básicas de Saúde, através da realização de oficinas na sala de espera que possibilite de maneira dinâmica envolver a todas sobre a importância do auto cuidado, e do cuidado com o outro em relação à prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites
Saiba Mais...
A ACMUN, através do Programa "Agentes Multiplicadoras em Saúde", iniciou neste domingo ação de intervenção para prevenção de Tuberculose junto à familiares de presos no Presídio Central de Porto Alegre. Esta ação está sendo realizada em parceria com o Programa Nacional de Tuberculose do Ministério da Saúde e o Grupo Thema de Comunicação, no âmbito do Projeto TB Reach - Tuberculose: Informação e tratamento curam".

Segundo dados do Ministério da Saúde, a Tuberculose tem uma incidência média de
Saiba Mais...
NOTÍCIAS
31/05/2015
É visível o aumento de pessoas negras nas faculdades do país. Um dos motivos para este acontecimento são as cotas raciais, aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012. O assunto ainda causa muitas discussões e acentua o racismo, presente no dia a dia de muitas pessoas, principalmente na vida de jovens.

Inspirada em um campanha da universidade de Harvard, nos Estados Unidos o racismo: "I, Too, Am Harvard", a estudante de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Lorena Monique resolveu fotografar estudantes negros e negras que transitavam pelo campos da universidade. Eles eram fotografados segurando plaquinhas, nestas placas estavam escritas frases que eles escutam diariamente. Frases que muitas pessoas acham inofensivas, mas que incomodam muito aos que escutam.

Frases como, ?Como você faz para lavar esse cabelo??. ?Você tem sorte de ser negro, nem precisa estudar para passar no vestibular?. ?Sempre quis saber como é uma negra na cama?, foram utilizadas.

As fotos repercutiram rapidamente nas redes sociais trazendo diversas opiniões. Pessoas achando que aquelas frases não eram nada de mais, e que tudo se tratava de uma "vitimização", mas a maioria das pessoas apoiaram e parabenizaram a estudante pela atitude. "Apesar de que, na visão de quem pratica a ação seja ´só uma brincadeira´, ´uma observação´, ´uma tentativa de ajudar´, para quem sofre cotidianamente é como repisar uma ferida ainda não cicatrizada", desabafou Lorena.

A campanha que começou sendo exposta no Tumblr "Ah, branco, dá um tempo" gerou grande polêmica pelo nome escolhido. O objetivo era justamente fazer com que os brancos repensassem os seus privilégios na sociedade e evitar a visão de que a população negra se ´vitimiza´ por destacar esse tipo de problema.

Lorena foi inspiração para outras universidades. Alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram o mesmo ensaio de fotos. A campanha não tem como objetivo exterminar as diferenças só nas faculdades, mas também na sociedade que não entende que o preconceito ainda existe de maneira desmascarada ou mascarada com piadinhas e expressões impertinentes.

Veja as imagens da campanha:
campanha contra racismo dentro das universidades campanha contra racismo dentro das universidades campanha contra racismo dentro das universidades campanha contra racismo dentro das universidades campanha contra racismo dentro das universidades
OUTRAS NOTÍCIAS
AGENDA
29/04/2016
O Projeto Conhecer: Informação e Orientação Sobre Prevenção DST/HIV/AIDS E
22/04/2016
Agentes Multiplicadoras ACMUN participaram de capacitação no ultimo sábado,
13/04/2016
Entre os dias 11 e 13 de abril de 2016, aconteceu na cidade do Rio de Janei
05/04/2016
Durante o dia 05 de abril de 2015,em São Paulo, Capital, Simone Cruz, coor
03/04/2016
Após cinco anos à frente da Coordenação colegiada da Articulação de Organiz
Mais Agenda
REDES
WWW.ACMUN.ORG.BR
Rua Vigário José Inácio, 371 - sala 1919 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS - CEP: 90028-900
Fone: 55 + 51-3062.7009
© Copyright Associação Cultural de Mulheres Negras - Todos os direitos reservados. title=