Associação Cultural de Mulheres Negras, estará realizando no dia 17 de setembro de 2016 um encontro sobre as Mulheres Negras na Politica, local Sindserf, endereço Rua: Bento Martins n°24, 9° andar Porto Alegre/RS horário: das 09:00 até 12:00.Faça sua inscrição entre em contato com Acmun.
Saiba Mais...
O Projeto Conhecer: Informação e Orientação Sobre Prevenção DST/HIV/AIDS E Saúde da População Negra, foi desenvolvido pela ACMUN e tem como objetivo geral informar a população (especialmente as mulheres, e dentre estas as mulheres negras) que acessam as Unidades Básicas de Saúde, através da realização de oficinas na sala de espera que possibilite de maneira dinâmica envolver a todas sobre a importância do auto cuidado, e do cuidado com o outro em relação à prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites
Saiba Mais...
A ACMUN, através do Programa "Agentes Multiplicadoras em Saúde", iniciou neste domingo ação de intervenção para prevenção de Tuberculose junto à familiares de presos no Presídio Central de Porto Alegre. Esta ação está sendo realizada em parceria com o Programa Nacional de Tuberculose do Ministério da Saúde e o Grupo Thema de Comunicação, no âmbito do Projeto TB Reach - Tuberculose: Informação e tratamento curam".

Segundo dados do Ministério da Saúde, a Tuberculose tem uma incidência média de
Saiba Mais...
NOTÍCIAS
27/01/2015
O Projeto Agentes Multiplicadoras em Saúde: formação para advocacy em prevenção comunitária de HIV/AIDS e Hepatites Virais, Gênero e Raça reuniu multiplicadoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para uma atividade de integração. O evento aconteceu em Florianópolis, de 23 a 25 de janeiro, e contou com a participação de mais de 30 mulheres. A capacitação teve como principal objetivo a troca de experiências entre os grupos e o aprofundamento das temáticas abordadas durante o ano.

O projeto é desenvolvido pela Associação Cultural de Mulheres Negras - ACMUN/RS em parceria da União de Negros pela Igualdade-UNEGRO/SC e a ONG Mais Criança/RS e tem como objetivo contribuir com a formação de mulheres, especialmente negras, para desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS nas comunidades.

Na abertura do evento, Simone Cruz, Coordenadora Executiva da ACMUN, falou sobre a importância do projeto e a proposta de elaboração de uma publicação com os depoimentos das multiplicadoras. ?O registro das nossas ações é fundamental para valorizarmos o trabalho desenvolvido por essas mulheres que fazem a diferença na comunidade onde atuam?, explicou Simone.

O grupo de Multiplicadoras realizou uma intervenção durante o ensaio de carnaval na Praça XV de Novembro de Florianópolis em que foram distribuídos preservativos e folders explicativos sobre prevenção de das doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS.

A violência contra as mulheres foi o tema abordado pela assistente social, Simone Lolatto, que falou sobre os principais tipos de violência, Lei Maria da Penha, onde buscar ajuda, entre outros. A participação das multiplicadoras foi intensa devido às inúmeras dúvidas e experiências pessoais que surgem sobre o assunto.

A ações realizadas pelo projeto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram apresentadas a todas as participantes. Simone Cruz realizou uma apresentação sobre a importância dos conselhos para a sociedade e as formas de atuação e participação. Graziela dos Santos, representando o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Florianópolis, explicou como funciona e as principais ações do mesmo.

Na oficina ?A dança e a saúde da Mulher?, apresentada pela pedagoga Kathy Nogueira, as multiplicadoras dançaram diversos ritmos. ?A dança, além de ser um exercício físico contribui com a autoestima das mulheres?, explica Kathy que desenvolve o projeto ?Entrando na dança?, em Florianópolis voltado apenas para mulheres.

A próxima atividade de intervenção do projeto em Porto Alegre será durante o Carnaval, nos desfiles das Escolas de Samba no Porto Seco.
OUTRAS NOTÍCIAS
AGENDA
29/04/2016
O Projeto Conhecer: Informação e Orientação Sobre Prevenção DST/HIV/AIDS E
22/04/2016
Agentes Multiplicadoras ACMUN participaram de capacitação no ultimo sábado,
13/04/2016
Entre os dias 11 e 13 de abril de 2016, aconteceu na cidade do Rio de Janei
05/04/2016
Durante o dia 05 de abril de 2015,em São Paulo, Capital, Simone Cruz, coor
03/04/2016
Após cinco anos à frente da Coordenação colegiada da Articulação de Organiz
Mais Agenda
REDES
WWW.ACMUN.ORG.BR
Rua Vigário José Inácio, 371 - sala 1919 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS - CEP: 90028-900
Fone: 55 + 51-3062.7009
© Copyright Associação Cultural de Mulheres Negras - Todos os direitos reservados. title=